290 Curtas exibidos

em
3 edições

HISTÓRICO

Desde a fundação, em 2017, a MOSTRA LUGAR DE MULHER É NO CINEMA é guiada pela busca por sororidade e pelo olhar interseccional, tornando pública obras e profissionais atuantes no mercado audiovisual, que traduzem a diversidade do universo feminino. É fruto de movimento político-cultural de profissionais do audiovisual baiano.

Foi idealizada pelas cineastas e produtoras Hilda Lopes Pontes, Lilih Curi e Moara Rocha e vem sendo desenvolvida por um coletivo de mulheres baianas e/ou residentes no Estado da Bahia. No final da terceira edição, Dayane Sena entra para a equipe, assumindo a produção executiva do evento nas edições vindouras.

Nas suas primeiras três edições, nos respectivos anos de 2017, 2018 e 2019, exibiu um total de 156 curtas-metragens, realizados por cineastas e protagonizados por mulheres de pelo menos 12 Estados brasileiros. O número total de curtas-metragens inscritos saltou de 289 para 653 filmes, mais de 40% em três anos.

Na quarta edição, em 2021, durante a pandemia, realizamos a primeira versão online do evento e a primeira nossa edição financiada, através da Lei Aldir Blanc. Atingimos, então, o número de 1956 filmes inscritos e 396 filmes exibidos em quatro edições.

Em 2022, a Mostra recebeu um total de 202 filmes inscritos. Deste total, 52 filmes serão exibidos após seleção e convite feitos por uma equipe curadora de mulheres engajadas do ponto de vista sócio-político feminista, que seleciona obras com temáticas e gêneros cinematográficos múltiplos.

Edições anteriores:
instituição executora
apoio

apoio

parceiros institucionais

Promotoria de Proteção
dos Direitos da Mulher
ministério público do estado da bahia
Lugar de Mulher é no Cinema © 2022 | contato@mostramulhernocinema.com.br