Apresentação

A Mostra Lugar de Mulher é no Cinema é uma iniciativa que divulga e visibiliza produções audiovisuais dirigidas e/ou protagonizadas por mulheres e pessoas não binárias, proporcionando diálogos, trocas de saberes e experiências acerca do papel da mulher no audiovisual.

Se constitui como ação feminista continuada cujos princípios são:
- Promover a equidade de gênero, raça e classe no circuito de exibição de curtas-metragens;

- Promover a sororidade entre mulheres negras, indígenas, brancas, LGBTQI+ e com deficiência, atuantes no cinema nacional;

- Promover a interseccionalidade entre mulheres a fim de combater a discriminação de gênero, raça e classe.

Consolida-se como espaço de proposição, fruição artística, participação e, simultaneamente, como causa e reivindicação social ao defender a necessidade de representatividade em tela e contribuir para a desconstrução de paradigmas e comportamentos sociais que oprimem, silenciam e invisibilizam o gênero feminino etc...

4ª Edição


Em 2021, a MOSTRA LUGAR DE MULHER É NO CINEMA será realizada no formato online, de 22 a 28 de março de 2021. Curtas-metragens de até 20 minutos, realizados por mulheres e pessoas não binárias, dentro ou fora do território nacional, serão exibidos gratuitamente.  

A 4ª Edição prevê também a oferta de mesas e masterclass no ambiente virtual, com o objetivo de promover a formação e fomentar a construção de alianças entre as profissionais que atuam no mercado audiovisual e outros movimentos de mulheres.

A programação se estrutura em três mostras não competitivas - Mostra Convidada, Mostra Encontro: Somos Todas Uma, Mostra Com Acessibilidade - e duas mostras competitivas, a Mostra Luas e a Mostra Matinê.

A Mostra Luas concedem os prêmios de Melhor Filme, Melhor Roteiro, Melhor Diretora e Melhor Atriz, a Mostra Matinê, o prêmio de Melhor Animação, e o Prêmio Especial Marielle Franco para o melhor filme com temática em direitos humanos.

Este projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal.


 

Apoio financeiro

apoio

parceiros institucionais

Promotoria de Proteção
dos Direitos da Mulher
ministério público do estado da bahia

Lugar de Mulher é no Cinema © 2021 | contato@mostramulhernocinema.com.br