A Mostra Lugar de Mulher é no Cinema é uma iniciativa que divulga e visibiliza produções audiovisuais dirigidas e/ou protagonizadas por mulheres e pessoas não binárias, proporcionando diálogos, trocas de saberes e experiências acerca do papel da mulher no audiovisual.
Se constitui como ação feminista continuada cujos princípios são:
- Promover a equidade de gênero, raça e classe no circuito de exibição de curtas-metragens;
- Promover a sororidade entre mulheres negras, indígenas, brancas, LGBTQI+ e com deficiência, atuantes no cinema nacional;
- Promover a interseccionalidade entre mulheres a fim de combater a discriminação de gênero, raça e classe.
Consolida-se como espaço de proposição, fruição artística, participação e, simultaneamente, como causa e reivindicação social ao defender a necessidade de representatividade em tela e contribuir para a desconstrução de paradigmas e comportamentos sociais que oprimem, silenciam e invisibilizam o gênero feminino etc...
4ª Edição
Em 2021, a MOSTRA LUGAR DE MULHER É NO CINEMA será realizada no formato online, de 22 a 28 de março de 2021. Curtas-metragens de até 20 minutos, realizados por mulheres e pessoas não binárias, dentro ou fora do território nacional, serão exibidos gratuitamente.
A 4ª Edição prevê também a oferta de mesas e masterclass no ambiente virtual, com o objetivo de promover a formação e fomentar a construção de alianças entre as profissionais que atuam no mercado audiovisual e outros movimentos de mulheres.
A programação se estrutura em três mostras não competitivas - Mostra Convidada, Mostra Encontro: Somos Todas Uma, Mostra Com Acessibilidade - e duas mostras competitivas, a Mostra Luas e a Mostra Matinê.
A Mostra Luas concedem os prêmios de Melhor Filme, Melhor Roteiro, Melhor Diretora e Melhor Atriz, a Mostra Matinê, o prêmio de Melhor Animação, e o Prêmio Especial Marielle Franco para o melhor filme com temática em direitos humanos.
Este projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal.