Oficinas / Workshop / Palestra

Público alvo: Mulheres profissionais e/ou Estudantes de Audiovisual, Comunicação e Artes

* Idade mínima para participar das oficinas: 15 anos.
As inscritas, menores de idade, deverão comparecer com autorização dos (as) responsáveis.
* caso as vagas não sejam preenchidas liberaremos para o público masculino.
* A participação nas oficinas garante certificação.

ROTEIRO
Oferecer às alunas conceitos básicos de dramaturgia e feitura de um roteiro cinematográfico, buscando contribuir para uma metodologia de criação e planejamento inicial de um filme.

Data:
26/03/2019 (terça-feira) e 29/03/2019 (sexta-feira)
Horario:
das 09h as 13h.
Local:
Sala Alexandre Robatto
Participantes: 20 pessoas
inscrições encerradas

*A inscrita poderá encaminhar um argumento com até duas laudas para ser trabalhado na oficina.

Amanda Aouad
Roteirista do Núcleo Anima Bahia, fez parte também, do Núcleo TV Show, coordenado por Doc Comparato e é co-autora do projeto A Guardiã contemplado no edital de desenvolvimento de séries do Minc e teve um curta-metragem produzido em 2018. Tem experiência como roteirista independente desde 2005.  Doutoranda em Comunicação e Cultura Contemporâneas. Professora da Unifacs e do Estação do drama, além de consultora de roteiro, é ainda, crítica cinematográfica, editora do site CinePipocaCult e membro da Abraccine.

MONTAGEM
A oficina tem como objetivo apresentar os processos técnicos e teóricos da montagem cinematográfica e da edição de vídeo.

Data: 27/03/2019 (terça-feira) e 29/03/2019 (sexta-feira)
Horario:
das 09h as 13h.
Local:
Sala Alexandre Robatto / Sala Multiuso
Participantes: 20 pessoas
Valor: R$ 50,00 (inscrições encerradas)

Daiane Rosário
Montadora e produtora, graduada em Artes com ênfase em Cinema e Audiovisual pela UFBA. É  idealizadora e coord. geral da Mostra Itinerante de Cinema Negro - Mahomed Bamba (MIMB),.Nas produções em que participou constam programas de TV, séries e filmes, na sua maioria veiculados a grade de programação da TVE-BA. Integrou a equipe da Série documental "Travessias Negras", do filme documentário "Revolta dos Búzios", do filme documental "Uma mulher, uma aldeia", e do longa-metragem "Um Dia Com Jerusa" atuando também na equipe das  séries: “Cartas Para...” e “Pequenos Narradores”. Fez parte da finalização do Filme “Motriz”. Atuou como arte educadora (2013-2015), capacitando jovens e adultos em cursos e oficinas profissionalizantes de cinema e audiovisual.  Em 2019 integrou a equipe do longa-metragem baiano "Receba" e roteirizou e dirigiu seu primeiro clipe intitulado “Eu não ando só”, interpretado pela cantora Nessâ.

FOTOGRAFIA
A oficina propõe pensar a função da diretora de fotografia e o processo de criação fotográfica.

Data: 26/03/2019 (terça-feira) e 27/03/2019 (sexta-feira)
Horario:
das 09h as 13h.
Local:
Sala Multiuso
Participantes: 20 pessoas
Valor: R$ 50,00  (inscrições encerradas)


Juh Almeida
Realizadora audiovisual. Graduada no Bacharelado Interdisciplinar em Artes com Concentração em Cinema - Ufba, estudou direção de fotografia na Bucareste Ateliê de Cinema - São Paulo e pesquisa cinema negro. Em 2018 realizou o curta Naúfraga, que ganhou prêmio do Júri Oficial no festival Panorama Coisa de Cinema.



WORKSHOP DE DIREÇÃO
Data:26/03/2019 (terça-feira) das 10h às 12h
Local: Foyer da Sala Walter da Silveira
Inscrições encerradas
Maria Carolina da Silva
Cineasta, produtora, montadora e roteirista, a artista está na área do audiovisual desde 2003. Desde então dirigiu três curtas metragens: o documentário Santo de Casa, a animação Entroncamento e a ficção Corte Seco. Em 2019, lança em circuito comercial seu primeiro longa-metragem, o documentário Diários de Classe que retrata com força a trajetória de três mulheres em processo de alfabetização, sendo uma presidiária, uma jovem transexual e uma empregada doméstica. Está, ainda, finalizando 8 capítulos da série de animação infantil Aventuras de Amí, com previsão de exibição na TV Educadora (BA) no início de 2019.

Iris de Oliveira
Formada em Cinema, atua na área de audiovisual em Salvador há mais de 16 anos. Possui experiência profissional em montagem (9 longas metragens), elaboração de projetos para audiovisual, criação de roteiro, arte-educação, fotografia, publicidade, TV e WEB. Fez parte da equipe de editores de imagem da TV Universitária UNIFACS, TV Câmara Salvador e do IRDEB TVE - Bahia, sendo responsável pela edição e finalização de  matérias para os programas SOTERÓPOLIS, MULTI, documentários, musicais, jornalísticos e especiais. Trabalhou nas produtoras cinematográficas: Santo Forte, Santo Guerreiro, Hamaca, Hasta Luna,  Lanterninha, Fundo de Quintal, A Cor da Voz , Movioca Content House ,Rebento e Griot. Editou projetos para o canal E! pela Movioca - Content House (Drag me As a Queen), Canal Music Box (Segunda temporada do Lá em Casa Sessions) e para o Canal Futura (Série DizAí). Montadora dos premiados longas  "Cantador de Chula", "Batatinha, Poeta do Samba", "Zabumba - A Tradição das Bandas de Pífano no Sertão de Canudos" - dirigidos por Marcelo Rabelo;  "Sinais de Cinza: A Peleja de Olney contra o Dragão da Maldade ", direção de Henrique Dantas; o longa documentário "Diários de Classe", direção de Maria Carolina e Igor Souza; o Telefilme   "Império da Beleza", direção de Amadeu Alban e o longa documentário "Maestrina da Favela" da diretora norte-americana Falani Afrika.  Ministrou a Oficina de Audiovisual - Diários de Classe, Cinema na Educação de Jovens e Adultos para alunos de turmas de EJA ( Educação para Jovens e Adultos) dos colégios D. Pedro I em Paripe e no CPF- Conjunto Penitenciário Feminino na Mata Escura. Atualmente trabalha na montagem dos longas documentários "Africanto dos Tincoãs", direção de Tenille Bezerra e  "Primeiro Beijo", direção de Urânia Muzanzu.



PALESTRA: “Da representação a representatividade: a imagem a ser discutida”
Data: 30/03/2019 (sábado ) das 10h às 12h
Local: Sala Alexandre Robatto
inscrições encerradas

Marise Urbano
Mestra pelo programa Cultura e Sociedade - UFBa, pesquisadora da imagem da mulher no cinema. Bacharela em artes com concentração em Cinema/Audiovisual, Licenciada em Pedagogia, Coordenadora da Mostra Cine Dendê, realizadora dos filmes Sentinela (2014), Com os pés no chão (2017), entre outros. Atuou nos filmes Cléo (Malaika Kb, 2015) e Por onde elas andam (Yasmim Muller, 2015), trabalhou como técnica de som no filme de Malaika KB, Presente de Mãe d água (2016), no projeto de Pesquisa Audiovisual “Mulheres Negras que não se deixaram silenciar” de Johsi Varjão e Lilih Curi (Segredo Filmes 2017), no doc de Larissa Fulana de Tal, Senhora das ruas (2018), entre outros; Ministrou aulas de som para segunda turma do curso Livre de Cinema - CLIC, ministra oficinas, cursos e palestras sobre construções de personagens nos filmes abordando gênero e raça.